Alimentos - Ed. 2020

20. Restrições Civis Pelo Inadimplemento de Obrigação Alimentar

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

20.1.Proibição de participar em licitações públicas

A empresa privada que se presta a esconder o patrimônio do sócio para facilitar­lhe a vantagem de se furtar ao pagamento de verbas alimentares pode e deve sofrer, por parte do juiz da ação de alimentos, uma censura inicial e uma vedação sequencial que lhe retire o caráter de “empresa ilibada”, para os fins de participação em processo de seleção para a confecção de obra pública, ou de prestação de serviço público.

Nada impede que os juízes de Família mantenham rol atualizado de pessoas jurídicas que tenham sido condenadas, por sentença transitada em julgado, por prática processual desleal, em conluio com o alimentante, durante o curso de ação em que se apurava o patrimônio de sócio, escondido sob a proteção da pessoa jurídica, para garantia de cumprimento de obrigação alimentar.

É a mesma lógica...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
29 de Novembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1153074212/20-restricoes-civis-pelo-inadimplemento-de-obrigacao-alimentar-alimentos-ed-2020