Direito do Trabalho, Tecnologia, Fraternidade e OIT - Ed. 2020

24. Cooperativismo de Plataforma

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Autor:

VILMAR SZANCOSLOVSKI CORREA JUNIOR

Ciências Atuariais.

O termo Cooperativismo de Plataforma é recente e teve suas primeiras aparições no século XXI. Uns dos primeiros a utilizá-lo, foram os professores norte-americanos Trebor Sholz e Nathan Schneider, no livro Ours to Hack and to Own. Para eles as plataformas cooperativas são instituições cooperativas que atuam no mercado tecnológico, mais especificamente, como plataforma de serviços online, só que orientado para princípios cooperativistas. Os autores reforçam que não se trata de uma simples demanda evolutiva do cooperativismo frente às novas tecnologias, mas trata-se, sobretudo, de desenvolver alternativas mais justas de negócio neste novo panorama da economia compartilhada, com espaço para maior diversificação e melhor distribuição de benefícios.

No seu livro "Cooperativismo...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
7 de Dezembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1153086831/24-cooperativismo-de-plataforma-direito-do-trabalho-tecnologia-fraternidade-e-oit-ed-2020