Direito do Trabalho, Tecnologia, Fraternidade e OIT - Ed. 2020

36. Direito à Desconexão

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Autor:

GIUSEPPE LUDOVICO

Professor de Direito do Trabalho e Previdenciário no Curso de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado da Faculdade de Direito da Universidade de Milão. Membro do Comitê dos Professores do Curso de Doutorado em Direito Comparado, Processual Civil e da Empresa da Universidade de Milão. Doutor em Direito do Trabalho pela Universidade de Bolonha. Especialista em Direito do Trabalho na Escola Bienal de Especialização da Universidade de Parma. Membro da Associação Italiana de Direito do Trabalho e da Segurança Social.

A ampla difusão das modernas tecnologias de comunicação com conexão produziu uma transformação radical da vida das pessoas, das relações entre os indivíduos, da sociedade em geral e, por conseguinte, também do modo de trabalhar. A comunicação wireless representa uma ferramenta de melhoria potencial das condições de vida e de trabalho na medida em que, libertando os trabalhadores da presença em um lugar fixo, poderia permitir um equilíbrio mais harmônico entre o trabalho e a vida privada (OIT de 2019; EUROFOUND, OIT, 2017; Parlamento Europeu, 2016).

No entanto, essas tecnologias produzem efeitos tanto positivos quanto negativos, no...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
27 de Novembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1153086843/36-direito-a-desconexao-direito-do-trabalho-tecnologia-fraternidade-e-oit-ed-2020