Direito do Trabalho, Tecnologia, Fraternidade e OIT - Ed. 2020

37. Desemprego Estrutural

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Autor:

JOUBERTO DE QUADROS PESSOA CAVALCANTE

Professor Doutor da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Convidado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e outros diversos cursos. Doutor em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Integração da América Latina pela USP/PROLAM. Membro da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Autor do livro: Sociedade, tecnologia e a luta pelo emprego, publicado pela Editora LTr, 2018.

Diante de um processo de transformação tão intensa promovido pelas Revoluções Tecnológicas, muitos pensadores se inclinaram a examinar o significado da “máquina” (obra do homem) e das modificações decorrentes da crescente substituição dos modos tradicionais de trabalho pelas implementações tecnológicas, com acentuada preocupação para o “desemprego tecnológico” ( technological unemployment ).

Nesse contexto, são inegáveis os vários aspectos positivos da tecnologia, quando as inovações tecnológicas são aplicadas no ambiente de trabalho, v.g ., substituir o trabalhador em tarefas extenuantes. Contudo, também podem ser identificados aspectos negativos.

Um dos primeiros economistas políticos a pensar nos efeitos das inovações tecnológicas no sistema capitalista foi o economista David...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
27 de Novembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1153086844/37-desemprego-estrutural-direito-do-trabalho-tecnologia-fraternidade-e-oit-ed-2020