Direito do Trabalho, Tecnologia, Fraternidade e OIT - Ed. 2020

49. Empreendedorismo

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Autor:

RENATA FARIA PRUDENTE

Advogada, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, especialista em Direito Penal, Processo Penal, Família e Sucessões pela Faculdade Damásio. E-mail: renata.prudente@hotmail.com

O empreendedorismo originou-se com os pensadores econômicos defensores do liberalismo econômico e veio tomar parte nas novas formas de compor as estruturas sociais e econômicas que se avizinhavam nos séculos XVIII e XIX. No entanto, seu conceito foi utilizado bem mais tarde – em 1950 - com o economista Joseph Schumpeter. (Chiavenato, 2007)

Schumpeter (1947 apud Chiavenato, 2007, p. 08) refere que o empreendedor é a essência da inovação no mundo, tornando antiquadas as antigas formas de se fazer negócios. Desde o século XVIII, o autor já associava o empreendedor ao risco, à inovação e ao lucro, de forma que era visto como pessoa que busca aproveitar novas oportunidades, vislumbrando o lucro diante de certos riscos.

Para Chiavenato (2007), o empreendedor é a pessoa que consegue fazer as …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1153086856/49-empreendedorismo-direito-do-trabalho-tecnologia-fraternidade-e-oit-ed-2020