Direito do Trabalho, Tecnologia, Fraternidade e OIT - Ed. 2020

76. Justiça Social

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Autor:

LUIS FERNANDO BARZOTTO

Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Edimburgo. Doutor em Direito pela USP. Professor titular de Filosofia do Direito da UFRGS.

O conceito de justiça social foi desenvolvido inicialmente como uma tentativa de pensar a problemática acerca da “questão social” no séc. XIX em termos de justiça. Essa tentativa não foi articulada a partir da tradição liberal, pois a justiça liberal é essencialmente uma justiça entre particulares, a justiça que preside as relações de troca de equivalentes no mercado. Também a tradição socialista não desenvolveu suas lutas a partir do conceito de justiça, pois sua corrente central, o marxismo, pensava a questão social em termos “científicos” e não éticos, de tal modo que a revolução socialista veio as ser considerada antes como exigência do desenvolvimento das forças produtivas do que um imperativo moral.

Entre estas duas tradições, encontravam-se cristãos para os quais a questão social - ou seja, a miserabilidade das massas trabalhadoras na Era Industrial – era uma questão moral. Qual é o princípio que deve reger a produção e a distribuição de bens econômicos em uma sociedade industrial? No...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
7 de Dezembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1153086906/76-justica-social-direito-do-trabalho-tecnologia-fraternidade-e-oit-ed-2020