Direito Penal - Ed. 2020

Art. 203 - Direito Penal - Parte Especial - Arts 155 a 234-B do Cp

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Frustração de direito assegurado por lei trabalhista

Art. 203. Frustrar, mediante fraude ou violência, direito assegurado pela legislação do trabalho:

Pena - detenção de 1 (um) ano a 2 (dois) anos, e multa, além da pena correspondente à violência.

§ 1º Na mesma pena incorre quem:

I - obriga ou coage alguém a usar mercadorias de determinado estabelecimento, para impossibilitar o desligamento do serviço em virtude de dívida;

II - impede alguém de se desligar de serviços de qualquer natureza, mediante coação ou por meio da retenção de seus documentos pessoais ou contratuais.

§ 2º A pena é aumentada de 1/6 (um sexto) a 1/3 (um terço) se a vítima é menor de 18 (dezoito) anos, idosa, gestante, indígena ou portadora de deficiência física ou mental.

31.1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS

O tipo penal de frustração de direito assegurado por lei trabalhista, inovação trazida pelo Código Penal de 1940, visa a trazer uma fórmula subsidiária e abrangente para encampar variados casos de violação de direitos trabalhistas, quando do emprego de meios mais gravosos para tal, além da simples desobediência ao direito 1 . Em outras palavras, não se incrimina a simples violação a normas trabalhistas, mas o seu vilipêndio por meio de violência ou fraude.

A Lei nº 9.777/1998 trouxe uma série de modificações e acréscimos ao tipo insculpido no art. 203 do Codex, de tal sorte que da redação original apenas restou o teor do caput. Inclusive, o preceito secundário foi alterado, de modo que a pena de detenção, que antes era de um mês a um ano, passou a ser fixada de um a dois anos, isto é, o que era a pena máxima tornou-se a mínima. Além disso, foram incluídos o § 1º e …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1153088872/art-203-direito-penal-parte-especial-arts-155-a-234-b-do-cp-direito-penal-ed-2020