E Agora, Tarsila? - Edição 2018

Bônus: Letras Jurídicas

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

1. LETRAS JURÍDICAS (I) – DICAS DE PORTUGUÊS DO PROF. HOMERO

Vamos combinar de ninguém mais usar a voz passiva?

Assim, a gente evita aquela dificuldade enorme de flexionar o verbo de acordo com o agente da passiva. Nós, criados no ambiente da língua portuguesa, não estamos habituados a pensar a frase inteira antes de falar ou de escrever. A gente vai somando as partes e só depois vê o que saiu.

Por exemplo, a gente tem facilidade de dizer “defere-se o adicional noturno”, mas gagueja ao dizer “deferem-se as horas extras”, porque quando começou a frase talvez a gente ainda não tivesse certeza de que as horas extras seriam no plural.

Pega muito mal no concurso da magistratura ou no processo judicial escrever o verbo no singular e o agente no plural.

A menos que você esteja muito seguro do uso da voz passiva, é melhor escrever a frase em sentido normal e criar um sujeito simples (mesmo que implícito): “Defiro as horas extras” ou “O juízo defere as horas extras”.

Mais alguns exemplos, de acordo com a norma culta:

• Julga-se procedente a pretensão (verbo no singular, agente no singular).

• Julgam-se improcedentes os pedidos (verbo no plural para agente no plural).

• Depreende-se da análise dos autos e após a leitura da perícia que o autor não agiu de boa-fé (verbo no singular; o agente está no singular pois ele é a frase “que o autor não agiu...”).

• Depreendem-se da análise dos autos e após a leitura da perícia o comportamento ardiloso do autor e sua malícia na postulação (verbo no...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
1 de Dezembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1153093577/bonus-letras-juridicas-e-agora-tarsila-edicao-2018