Contraponto Jurídico - Ed. 2019

2. Contratos de Saúde, Função Social e o Papel do Judiciário - Função Social do Contrato nos Planos de Saúde

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho 1

1.Socialidade e Código Civil: vetor do ordenamento

1.1. Entendimento e conteúdo

Costuma-se apontar como grande marca do Código Civil de 2002 a socialidade dos institutos jurídicos, o que, em poucas palavras, quer significar que o exercício dos direitos e das posições subjetivas se faz não somente à vista dos particulares interessados, mas também da coletividade. É preciso que os envolvidos em uma relação privada, em suas mais diversas posições jurídicas civis – o proprietário, o contratante, o empresário, o pai de família e o testador – cuidem de verificar se o interesse geral também foi preservado ou, pelo menos, não desrespeitado. Já se percebe, por estas poucas linhas, a tamanha diferença entre os Códigos Civis: aquele, de 1916, absolutamente individualista; e este, de 2002, preocupado com a coletividade.

Há preocupação, pois, não apenas para com as partes, mas também para com terceiros que possam se envolver ou sofrer as consequências do negócio envolvido.

Cite-se, como exemplo – e dentro do mesmo Diploma – aquilo que se chama de posse-trabalho ou posse-pro labore, para indicar que se privilegia o possuidor que der finalidade social e utilidade para o seu objeto, em detrimento daquele que dele descuida. Em razão disso, há significativa diminuição dos prazos para a aquisição da propriedade por meio da usucapião (v. g., arts. 1.238, parágrafo único, 1.239 e 1.242, parágrafo único). Pelos mesmos motivos, fundamenta-se a perda da propriedade, pelo antigo proprietário desidioso, por meio da prescrição aquisitiva.

No direito das...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
27 de Novembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1166915714/2-contratos-de-saude-funcao-social-e-o-papel-do-judiciario-funcao-social-do-contrato-nos-planos-de-saude-contraponto-juridico-ed-2019