No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.
- 3 acessos grátis às seções de obras.
- Busca por conteúdo dentro das obras.
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Autor:
ALEXANDRE RAMOS
Ministro do Tribunal Superior do Trabalho. Mestre e Doutor em Direito (UFSC). gmalr@tst.jus.br
Área do Direito: Previdenciário; Trabalho
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo contextualizar a reforma da previdência contida na EC 103/2019, a partir da tendência legislativa de valorização da autonomia da vontade. A referida reforma mitiga o modelo da repartição, prestigiando, ainda que indiretamente, o modelo da capitalização (previdência privada), uma forma de valorizar a autodeterminação do cidadão quanto ao seu futuro previdenciário. Considera-se que o rastro legislativo evidencia esta tendência em vários ramos do direito, a exemplo do novo CPC, da Estatuto da Pessoa com Deficiência, da reforma trabalhista, entre outros. A valorização da autonomia da vontade tem raízes nas transformações sociais, seja pelo impacto da atual revolução tecnológica, seja pelos movimentos identitários daí decorrentes. Sendo um dado da realidade, mais importante do que atribuir conceito valorativo é compreender o fenômeno para melhor intervenção e adequação dos novos institutos jurídicos.
Abstract:
This paper aims to contextualize the pension reform contained in EC 103/2019, from the …
No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.