Revista de Direito do Trabalho - 214 - 12/2020

Revista de Direito do Trabalho - 214 - 12/2020

Revista de Direito do Trabalho - 214 - 12/2020

Revista de Direito do Trabalho - 214 - 12/2020

Gordofobia e a Inclusão da Pessoa Obesa no Mercado de Trabalho

Gordofobia e a Inclusão da Pessoa Obesa no Mercado de Trabalho

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Autores:

MANUELLA DE OLIVEIRA SOARES

Doutora em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos pela Instituição Toledo de Ensino. Mestre em Direito Processual Civil e Cidadania pela Universidade Paranaense. Professora efetiva do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. manuellasoaresuems@gmail.com

RAPHAEL PRIETO DOS SANTOS

Mestre em Direito Processual Civil e Cidadania pela Universidade Paranaense. Especialista em Direito Administrativo pela Faculdade Futura. Professor convocado do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. raphael.prieto92@gmail.com

Sumário:

Área do Direito: Trabalho; Direitos Humanos

Resumo:

A gordofobia, discriminação de pessoa com obesidade, pode ser observada em diversos âmbitos da sociedade moderna, desde o seio familiar até nas relações laborais. É justamente na inclusão da pessoa obesa no mercado de trabalho que o presente trabalho se debruçará. O artigo explorará, por meio de uma pesquisa qualitativa, de cunho exploratório, pautada em análise bibliográfica, a obesidade na sociedade contemporânea, estudando a gordofobia como fator de discriminação. Além disso, também será abordado como a gordofobia é tratada no ambiente laboral, englobando a inclusão dos empregados obesos no mercado de trabalho.

Abstract:

Fatphobia, discrimination of people with obesity, can be observed in several areas of modern society, from the family to the labor relations. It is precisely in the inclusion of the obese person in the labor market that the present work will focus. The article will explore, through a qualitative research, of an exploratory nature, based on bibliographic analysis, obesity in contemporary society, studying fatphobia as a discrimination factor. In addition, it will also be discussed how fatphobia is treated in the workplace, including the inclusion of obese employees in the labor market.

Palavras-Chave: Obesidade – Gordofobia – Discriminação – Inclusão – Mercado de trabalho

Keywords: Obesity – Fatphobia – Discrimination – Inclusion – Job market

Introdução

Hodiernamente, por inúmeros fatores, grande parcela da população mundial tem tido uma maior propensão a se tornar obesa. Isso se deve a questões não só alimentares, mas também genéticas e transtornos ligados à saúde mental.

O preconceito com as pessoas com sobrepeso só vem aumentando, se tornando cada vez mais direto, violento e forte. Cunhou-se inclusive um novo termo para discriminação que tem como foco a marginalização de pessoas obesas: gordofobia. A cultura ocidental valoriza a magreza e transformou o corpo gordo em sinônimo não apenas de falta de saúde, mas também em um caráter pejorativo de falência moral, isso, porque em nenhuma época o corpo magro e esbelto esteve tão em evidência 1 .

A Gordofobia é observada em abundância em toda a sociedade, desde os círculos familiares até a grande mídia, que impõe padrões de beleza que não incluem corpos com sobrepeso. O âmbito laboral não é diferente e acaba sendo um território hostil para pessoas com obesidade. Há uma grande discriminação nesse campo, que vai desde a contratação, até a distribuição de funções dentro da unidade corporativa. Com base nesse cenário, há que se discutir como está sendo tratada a inclusão da pessoa obesa no mercado de trabalho, o que vem sendo um problema da sociedade contemporânea.

Nesse contexto, de buscar trazer à baila a efetiva inclusão de pessoas obesas no mercado de trabalho, o presente estudo, com base em pesquisas bibliográficas, buscando dados e esclarecimentos acerca da obesidade, utilizando a doutrina para resolver a questão problema, abordará na primeira parte algumas peculiaridades sobre a obesidade, bem como as mazelas sofridas pela parcela da população mundial que encontra-se nesse estágio.

Em um segundo momento, a pesquisa abordará o preconceito sofrido pelas pessoas obesas no ambiente laboral. E, por fim, o trabalho culminará com um tópico sobre a imprescindibilidade da inclusão do indivíduo obeso no mercado de trabalho.

1. Da obesidade e do sobrepeso na sociedade atual

Nos últimos anos, tem-se observado uma tendência de ganho de peso pernicioso em boa parte da população global, o que está acarretando um panorama de pessoas com sobrepeso ou obesas.

Aqui na América Latina e no Caribe o quadro não é diferente. Conforme a Organização das Nações Unidas (ONU) 2 , observou que no período de quarenta anos (1975 a 2016) o sobrepeso saiu da marca de 33,4% para os 59,7%, e a obesidade de 8,6 % para 24,7%. Especificamente em terras brasileiras, obesidade chegou à marca de 22,1%, enquanto o sobrepeso atinge 56,5% da população.

A proliferação da obesidade já era alvo de debates no Ciclo de Palestras da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (FAPESP) em 2018, onde pesquisadores assinalaram que até o ano de 2020 o Brasil poderia ter cerca de 35% de pessoas obesas, se o padrão há época da pesquisa fosse mantido 3 .

Conforme a Organização das Nações Unidas, 4 houve um aumento da ingestão de calorias nos últimos anos, sendo que atualmente no Brasil são ingeridas em média 3.3 mil calorias por dia por pessoa, quando o indicado pela Organização Mundial da …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
4 de Julho de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1188257109/gordofobia-e-a-inclusao-da-pessoa-obesa-no-mercado-de-trabalho-doutrinas-revista-de-direito-do-trabalho-214-12-2020