Revista de Direito do Trabalho - Ed. Especial

Revista de Direito do Trabalho - Ed. Especial

6. Robotização, Automação e os Desdobramentos no Mercado de Trabalho

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Autor:

FABIANO ZAVANELLA

Doutorando em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto. Mestre em Direito do Trabalho e especialista em Direito Material e Processual do Trabalho pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), MBA em Direito Empresarial pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo (FGV/SP), Professor de Direito da Faculdade Integral Cantareira, dos cursos de pós-graduação da Universidade Metodista de Piracicaba/SP, da Faculdade de Direito de Sorocaba/SP, no LLM em Direito Empresaril do IBMEC e da pós graduação da Escola Paulista de Direito/SP e do Complexo Damásio. Diretor Executivo do IPOJUR-SP. Membro do Comitê Executivo da Comunidade CIELO LABORAL e Pesquisador do GETRAB/USP. Autor de livros e artigos jurídicos. Advogado. fzavanella@rochacalderon.com.br

Sumário:

Área do Direito: Trabalho

Resumo: A implementação de inovações tecnológicas, como robôs e sistemas de inteligência artificial, evoluiu a ponto de dispensar mesmo trabalhadores qualificados. Neste trabalho, refletimos a respeito de alternativas para que trabalhadores antecipem questões relacionadas com a harmonização da legislação e a realidade das empresas, ao mesmo tempo evitando impedir o progresso e o crescimento econômico do país.Abstract: The deployment of technological innovations, such as robots and artificial intelligence systems has evolved to the extent of dismissing even qualified workers. In this article, we reflect on alternatives for the workers to anticipate issues related to the harmonization of the legislation and the reality of the companies, at the same time avoiding blocking the progress and the country economic growth.

Palavras-Chave: Robôs, inovação, tecnologia, mercado de trabalhoKeywords: Robots, innovation, technology, labour market

1.O conceito de robotização

Comecemos por Álvaro Vieira Pinto 1 , que remete a Aristóteles, ao mencionar que o poder do homem está na sua capacidade de maravilhar-se. A noção está em “Metafísica” 2 , mas referia-se ao espanto do homem diante do espetáculo do universo, especialmente do céu, com sua “ordem perfeita, imutável e inexplicável”. Vieira explica, por meio desse maravilhamento, a necessidade que o homem apresenta de descobrir as causas motoras do universo; è essa curiosidade que leva às descobertas. “Se, no início”, diz ele, “era o mundo espontaneamente constituído, agora que o civilizado consegue cercar-se de produtos fabricados pela arte e pela ciência, serão estes que formarão para ele a nova natureza” 3 . E, dizemos nós, que, descobrindo, o homem cria, inventa, inova, e origina-se daí a tecnologia, que domina a natureza. …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
13 de Agosto de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1188258121/6-robotizacao-automacao-e-os-desdobramentos-no-mercado-de-trabalho-1-cuarta-revolucion-industrial-y-robotica-revista-de-direito-do-trabalho-ed-especial