Técnicas de Negociação para Advogados - Edição 2017

Capítulo 13 - As Três Dimensões da Negociação

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Antes de encerrarmos nossas considerações sobre essa rica matéria, que permeia nossas vidas de modo determinante e que há muito é fonte para a satisfação de nossas necessidades básicas, cabe reiterar que negociação é sinônimo de troca.

Caso pretenda dar início ao processo de negociação, esteja disposto e preparado para fazer trocas. Trocar algo que possui por algo que deseja.

O intercâmbio como fonte de riqueza não é novidade alguma. Adam Smith, em “Investigações sobre a natureza e as causas da riqueza das nações”, de 1776, já apontava que:

O homem tem quase o tempo todo necessidade do auxílio de seus semelhantes e seria em vão que o esperaria unicamente de sua bondade. Teria muito mais certeza de consegui-lo caso se dirigisse ao interesse pessoal deles. É o que faz aquele que propõe um negócio qualquer a outro; o sentido de sua proposta é o seguinte: Dai-me o que preciso e tereis de mim aquilo de que vós mesmos necessitais; e a maioria dos bens e ofícios que nos são tão necessários são obtidos dessa maneira.”

É imprescindível estar imbuído desse espírito no processo de negociação para que o trabalho seja produtivo e satisfatório. Aquele que busca obter o ganho integral de seus desejos sem nada dar em troca à...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
8 de Dezembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1196957442/capitulo-13-as-tres-dimensoes-da-negociacao-tecnicas-de-negociacao-para-advogados-edicao-2017