Inteligência Artificial e Direito - Ed. 2020

O Geopricing e Geoblocking e Seus Efeitos nas Relações de Consumo

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Autor:

Guilherme Magalhães Martins

1. Introdução

O uso dos algoritmos, no comércio eletrônico, apesar de aparentar uma liberdade de escolha para os consumidores em virtude da competição entre os diversos agentes econômicos, é controlado e manipulado pelas grandes empresas, com grande domínio sobre a informação e a dinâmica do mercado.

Quando se trata de filtrar unilateralmente o conteúdo das informações a serem disponibilizadas na Internet, os algoritmos são cada vez mais sofisticados para distribuir e personalizar o conteúdo (ou mesmo repeli-lo) de acordo com as “preferências do usuário”.

Todo o arcabouço técnico a serviço do fornecedor constitui importante meio de...

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jusbrasil.com.br
17 de Setembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1196969674/o-geopricing-e-geoblocking-e-seus-efeitos-nas-relacoes-de-consumo-inteligencia-artificial-e-direito-ed-2020