Direitos da Criança na Sociedade da Informação - Ed. 2020

Introdução

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

As crianças de hoje se desenvolvem em uma sociedade extremamente dinâmica e conectada, em que se realizam diariamente milhares de postagens, interações e atividades on-line, o que permite relacionamentos via redes sociais, de maneira a substituir as antigas formas de convivência. Em tais comportamentos, verifica-se a presença de transtornos de ansiedade, com o intuito de satisfazer rapidamente desejos latentes determinados tanto pelo compartilhamento de sentimentos e de experiências quanto pela necessidade do consumismo.

De modo geral, observa-se que a forma de agir atualmente é movida pela impulsividade e pelo imediatismo, negando-se tudo o que envolve ações que demandam tempo, obstinação e enfrentamento das adversidades. Assim, as pessoas tomam decisões de maneira rápida; postam em redes sociais pensamentos que antes eram guardados para si; adquirem produtos em razão da excessiva oferta mercadológica, do envolvimento com o poder persuasivo da publicidade, da moda ou, ainda, acatando sugestões de outros (conhecidos ou desconhecidos). Além disso, realizam créditos para satisfazer vontades, sem se preocupar com as graves consequências futuras, como o comprometimento da renda familiar, entre tantas outras condutas típicas da sociedade de consumo. O hedonismo (materializado na busca da rápida satisfação dos desejos) também marca a sociedade contemporânea. Realizar imediatamente as vontades é um dos grandes objetivos das pessoas.

Na sociedade da informação, coirmã da sociedade de consumo, a atitude de se conectar inicia-se cada vez mais cedo. Diferentemente da geração anterior, as crianças de hoje são nativas no mundo em rede e, desde cedo, aderem às ideias relacionadas à tecnologia, às redes sociais e ao compartilhamento de dados e de informações. As crianças se desenvolvem investindo tempo significativo de suas vidas nos ambientes digitais, o que...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
6 de Dezembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1196996361/introducao-direitos-da-crianca-na-sociedade-da-informacao-ed-2020