Contrato de Seguro D & O - Ed. 2019

Agradecimentos

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Gostaria de iniciar os agradecimentos com uma deferência especial e merecida à Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A bem da verdade, não é de hoje que o ensino público no Brasil se encontra sucateado, viabilizando-se pela iniciativa e comprometimento inabaláveis de seus corpos docente e discente.

Particularmente, e aqui revelo uma parte da minha história, a minha formação de nível superior é fundamentalmente atribuída ao ensino público, no caso, à Universidade Federal do Rio de Janeiro (graduação) e à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (doutorado).

Mas, voltando à “querida” UERJ, não nego que ela sempre foi a minha primeira opção. À época, precisamente em 1993, quando prestei vestibular, queria muito ter conseguido uma vaga na já prestigiosa Faculdade de Direito da UERJ, porém, por obra do destino, não tive êxito. A prova, naquela ocasião, era composta por uma parte discursiva e outra de múltipla escolha. Meu desempenho nas múltiplas escolhas foi apenas ‘bom’, o que, somado ao ótimo desempenho na etapa discursiva, não representou os pontos necessários à aprovação. Acabei conquistando a minha segunda opção, a UFRJ.

Por ocasião do meu interesse em cursar o Mestrado em Direito Civil, não tive dúvida e, novamente, concentrei os meus esforços no rigoroso processo seletivo da Faculdade de Direito da UERJ. O destino, novamente, apresentou-me um obstáculo. Acabei reprovado por poucos centésimos e, um pouco triste, reconheço, acabei cursando o Mestrado na Universidade Cândido Mendes, cujo programa era voltado a questões concorrenciais e regulatórias, o que para mim, advogado civilista, representou um desafio e um salto qualitativo, acrescentando uma bagagem que eu não possuía. Foi na Universidade Cândido Mendes, por apresentação da minha esposa Maria Goldberg, que tive o privilégio de conhecer o querido e saudoso professor Marcos Juruena Vilela Souto, que faleceu precocemente em 2010. Tenho certeza que ele estaria (ou está, de onde estiver) muito orgulhoso em razão do meu doutoramento.

Em 2013, submeti o meu projeto de tese de doutoramento em direito civil ao programa de pós-graduação da Faculdade de Direito da UERJ, encorajado por conversa que tive com a minha sócia, Priscila Mathias de Morais Fichtner, à época, já doutora em direito civil pela UERJ. Naquela ocasião, tive o meu primeiro contato com o professor Gustavo Tepedino que, sempre muito cativante, estimulou-me a participar daquele processo seletivo. Acabei escrevendo a primeira versão do projeto em pouco mais de duas semanas e o destino, novamente, …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
25 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1197013125/agradecimentos-contrato-de-seguro-d-o-ed-2019