Conexão Online e Hiperconfiança - Ed. 2020

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Palavras Finais: Novo Fator de Expansão

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No final de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) foi notificada a respeito de casos de pneumonia grave de causa desconhecida, provenientes da região de Wuhan, localizada na parte central da China. Em janeiro de 2020, esse país asiático já havia conseguido sequenciar o genoma do vírus responsável pelas infecções e ficou estabelecido que se tratava do SARS-CoV-2, que, por sua semelhança a uma coroa, ficou conhecido popularmente como Coronavírus 1 .

Declarada pandemia 2 em âmbito internacional e estado de calamidade pública no plano doméstico 3 , por conta de seu rápido contágio e alastramento 4 por quase todos os continentes, sem falar nas altas taxas de letalidade entre os infectados, especialmente entre aquelas populações mais vulneráveis, como idosos e doentes, o Coronavírus, nos seus primeiros cem dias, vitimou fatalmente 85.521 pessoas e contaminou 1.436.198. 5 Para se ter uma ideia, apenas três dias após os cem, o número de mortes e o de doentes oficialmente comunicados aumentaram para 105.952 e 1.696.588 6 , respectivamente, números esses que podem ser maiores, haja vista existirem indícios de que mortes e novos casos do vírus estão sendo subnotificados 7 .

As medidas oficiais propostas por autoridades públicas nacionais 8 e internacionais 9 como efetivas para a contenção do vírus, para além da higiene básica, dizem respeito ao isolamento social, recomendando, dessa forma, que as pessoas se afastem de interações e atividades sociais. Para Miragem, “trata-se de uma situação reconhecidamente excepcional, cujas repercussões sociais e econômicas, bem como as restrições à liberdade e propriedade individual não encontram paralelo na história brasileira recente” 10 , afetando sobremaneira não só a saúde dos consumidores mas também o mercado de consumo em vários aspectos 11 .

Obviamente, o comportamento do consumidor, nessa época, mostra-se diferente, especialmente no que toca ao comércio eletrônico. Uma pesquisa realizada pela GlobalWebIndex, em 13 países 12

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17 de Agosto de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1197015280/palavras-finais-novo-fator-de-expansao-conexao-online-e-hiperconfianca-ed-2020