Governança, Compliance e Cidadania - Ed. 2019

Apresentação

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

A intensificação dos programas de compliance nas organizações representa a preocupação mais auspiciosa em termos de combate à corrupção, dado que a prevenção e a melhoria da adequação ao cumprimento das regras, visando, entre diversos aspectos, identificar e tratar o conflito de interesses e promover a gestão de riscos, contribui para o fortalecimento de uma cultura de integridade das instituições públicas e privadas.

Depois que a corrupção ocorre, lidar com os efeitos é sempre algo menos desejável em comparação com a atitude de tomar medidas para gerar transformações nas práticas organizacionais que intensifiquem o compromisso com a conformidade com regramentos internos, com a ética e as regulações no desempenho das atividades funcionais.

A presente obra Governança, Compliance e Cidadania, editada pela Revista dos Tribunais/Thomson Reuters, que toma medidas intensivas no sentido de ­difusão do conhecimento do compliance, representa um esforço coletivo, ao ensejo da realização dos seminários de Governança, Compliance e Cidadania, organizados pelo Grupo de Pesquisa Modelos de Gestão e Eficiência do Estado, do Programa de Direito Político e Econômico do Mackenzie, no sentido de promover reflexões acerca das múltiplas dimensões do compliance, tendo por foco a análise da governança (pública e privada) e da cidadania, enquanto instâncias comprometidas com a ética e, portanto, com a proliferação dos valores humanísticos nas entranhas das diversas organizações.

Trata-se de obra abrangente e que apresenta um leque de assuntos associados com o tema do compliance. Enfoca, portanto, a Lei Anticorrupcao Empresarial e o Compliance (Irene Patrícia Nohara), o Panorama de Introjeção do Compliance no Brasil (Giovani Saavedra), o Programa de Compliance como incentivo ao combate à corrupção (Patrície Barricelli Zanon e Susana Gercwolf) e os avanços no controle e no combate à corrupção administrativa pela transparência (Ana Flávia Messa). Ainda, na interface público-privado, dá-se destaque ao seguinte escrito: Compliance no relacionamento com o governo, de Renata Fonseca de Andrade.

Do ponto de vista técnico, a obra aborda questões referentes à efetividade do compliance...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
7 de Dezembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1197015345/apresentacao-governanca-compliance-e-cidadania-ed-2019