Governança, Compliance e Cidadania - Ed. 2019

Governança, Compliance e Cidadania - Ed. 2019

Instituições de Ensino Superior (Ies), Contratos de Terceirização de Serviços, Memória Organizacional e Compliance

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Erica Dalloz Eller Barbosa 1

1. Ambientação

Mediante a proposta de implantar a área de Contratos em uma Instituição de Ensino Superior (IES) privada com fins filantrópicos, fora feita vasta pesquisa preparatória para a referida implantação. Após cerca de dois anos da área de Contratos efetivamente criada, percebeu-se, no dia a dia da elaboração e gestão dos contratos, que o grande gap se encontrava na terceirização dos serviços. Sendo esta então, uma demanda urgente: cuidar, de maneira corretiva e preventiva, para que os prestadores de serviço não manchassem a marca da IES.

2. A terceirização de serviços

A terceirização, de maneira ampla, é a execução de determinadas atividades – dentro ou fora da empresa, por intermédio de outra empresa (DAVIS-BLAKE; BROSCHAK, 2009).

Segundo Martins (1996), a terceirização de serviços nas empresas em geral ocorre nas atividades acessórias (como limpeza, alimentação, transporte, vigilância) e nas atividades meio (como departamento de pessoal, contabilidade, manutenção).

A terceirização é utilizada pelas empresas, em sua maioria, como manobra de gestão, visando gerar valor e eficiência (PRADO, 2005), …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
15 de Agosto de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1197015369/instituicoes-de-ensino-superior-ies-contratos-de-terceirizacao-de-servicos-memoria-organizacional-e-compliance-governanca-compliance-e-cidadania-ed-2019