Código de Processo Civil Comentado - Ed. 2020

Art. 870 - Subseção XI. Da Avaliação

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Subseção XI

Da avaliação

Art. 870. A avaliação será feita pelo oficial de justiça.
Parágrafo único. Se forem necessários conhecimentos especializados e o valor da execução o comportar, o juiz nomeará avaliador, fixando-lhe prazo não superior a 10 (dez) dias para entrega do laudo.

CPC/1973: Art. 680 (correspondente).

V. art. 13 da Lei 6.830/1980 ( Lei de Execução Fiscal).

SUMÁRIO: I. Avaliação do bem e atos de expropriação – II. Avaliação comum e especial. Avaliação realizada por oficial de justiça ou perícia realizada por avaliador.

I. Avaliação do bem e atos de expropriação. A determinação do valor do bem penhorado é indispensável, a fim de que se realizem os atos de expropriação. O valor da avaliação será levado em consideração tanto na adjudicação (cf. art. 876 do CPC/2015) quando na alienação (cf. art. 891, parágrafo único, do CPC/2015, em relação à definição legal de parâmetro para o preço vil). A correta avaliação do bem penhorado é importante para que a execução possa satisfazer eficazmente o direito do exequente sem que se sacrifique, de maneira injusta, o patrimônio do executado. Se subavaliado o bem, o executado poderá ser indevidamente prejudicado, pois o exequente poderá adjudicar o bem pelo valor da avaliação. Caso, diversamente, seja fixado um valor alto para o bem, o exequente poderá não ter interesse em realizar a adjudicação, o que imporá a realização de alienação, que poderá frustrar-se em razão da ausência …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1197026876/art-870-subsecao-xi-da-avaliacao-codigo-de-processo-civil-comentado-ed-2020