Clássicos Jurídicos - Ed. 2018

Capítulo IV - A Luta Pelo Direito - Rudolf Von Lihering

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Estou, assim, no final de minhas considerações sobre a luta do indivíduo por seu direito.

Nós a estamos acompanhando na escala dos motivos, que a orientam, desde o mais baixo dos cálculos, meramente interesseiros, até o mais alto dos ideais da declaração da personalidade e das condições éticas de vida, para, finalmente, chegar ao ponto de vista da realização da ideia de justiça – o mais alto plano, do qual um passo em falso ofende o senso de justiça e faz cair no abismo da ilegalidade o criminoso.

Mas o interesse dessa luta pelo direito não se limita, absolutamente, ao direito privado ou à vida privada. Ele se estende muito além disso. Uma nação é, na verdade, apenas a soma dos indivíduos que a integram e, como cada indivíduo sente, pensa e age, assim também sente, pensa e age a nação.

Se, nas relações de direito privado, o senso de justiça do indivíduo se mostra fraco, covarde, apático; se, por causa dos obstáculos que as leis injustas ou as más instituições lhe opõem, ele não consegue força para reagir; se encontra perseguição onde deveria encontrar apoio...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
27 de Novembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1197097296/capitulo-iv-a-luta-pelo-direito-rudolf-von-lihering-classicos-juridicos-ed-2018