Clássicos Jurídicos - Ed. 2018

Capítulo IX - Dos Sinais de Um Bom Governo - Livro III

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Quando se indaga, pois, qual é, absolutamente, o melhor governo, faz-se uma pergunta insolúvel e indeterminada; ou, se se quiser, existem tantas boas soluções quanto combinações possíveis nas posições absolutas e relativas dos povos.

Mas se se indagar por que sinal se pode saber se determinado povo é bem ou mal governado, isso será outra coisa e a questão de fato poderia ser resolvida.

Entretanto, não é resolvida, porque cada qual quer resolvê-la à sua maneira. Os súditos gabam a tranquilidade pública, os cidadãos a liberdade dos particulares; um prefere a segurança das posses, o outro a das pessoas; um quer que o melhor governo seja o mais severo, outro sustenta que é o mais brando; aquele quer que se punam os crimes e este quer que os previnam; um gosta de se cercar de vizinhos, outro prefere ser ignorado por...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
7 de Dezembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1197097517/capitulo-ix-dos-sinais-de-um-bom-governo-livro-iii-classicos-juridicos-ed-2018