Clássicos Jurídicos - Ed. 2018

Clássicos Jurídicos - Ed. 2018

Capítulo XIII - Dos Exércitos Auxiliares, Mistos e Próprios - O Príncipe – Maquiavel

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Danos causados por exércitos auxiliares. Exemplo: Júlio II e os Espanhóis; Florença e os Franceses; Gregos e Turcos.

67. Exércitos auxiliares, mais do que exércitos inúteis, são os que, ao chamado de um poderoso, ele vem com os soldados para te ajudar e defender, 1 como o fez, há pouco tempo, o papa Júlio, que, tendo visto na expedição de Ferrara a triste prova de seus exércitos mercenários, voltou-se para os auxiliares e combinou com Fernando, rei de Espanha, que fosse ajudá-lo, com sua gente e seus exércitos. Estes exércitos podem ser úteis e bons por si mesmos, 2 mas para quem os chama, são quase sempre danosos, porque, perdendo, fica derrotado, vencendo, torna-se seu prisioneiro. 3 E, ainda que as histórias antigas estejam bem cheias destes exemplos, 4 não quero deixar de partir deste exemplo recente do papa Júlio II, cuja decisão não pode deixar de ser considerada; por querer Ferrara, entregou-se nas mãos de um …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
8 de Agosto de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1197098765/capitulo-xiii-dos-exercitos-auxiliares-mistos-e-proprios-o-principe-maquiavel-classicos-juridicos-ed-2018