Clássicos Jurídicos - Ed. 2018

Capítulo XXI - O que Convém ao Príncipe para Ser Estimado - O Príncipe – Maquiavel

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Nada torna um príncipe tão querido, quanto os grandes empreendimentos e os bons exemplos que der. 1 Fernando de Aragão, atual rei da Espanha.

121. Pode-se chamá-lo quase de príncipe novo, 2 porque, de rei fraco se tornou, pela fama e pela glória, o primeiro rei da Cristandade, 3 e, se considerardes suas ações, vereis que são muito grandes e algumas extraordinárias. 4 No princípio do seu reinado, atacou Granada 5 e este ato foi o fundamento do seu Estado. Primeiro agiu tranqüilo e sem suspeitar que seria impedido; os barões de Castela, com os ânimos voltados para aquela guerra, não pensavam em inovar e Fernando adquiriu, naquele meio, fama e poder sobre eles, que nada disso percebiam; 6 pôde manter exércitos, com dinheiro da Igreja e do povo, durante longa guerra, e assentou os fundamentos de sua milícia, a qual depois o honrou. 7 Além disso, para poder empreender maiores ações, servindo-se sempre da religião, dedicou-se a uma piedosa crueldade, perseguindo e libertando seu reino dos Marranos: este exemplo não pode ser mais triste, 8 nem mais …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1197098778/capitulo-xxi-o-que-convem-ao-principe-para-ser-estimado-o-principe-maquiavel-classicos-juridicos-ed-2018