Registro de Imóveis e Parcelamento do Solo - Vol. IV - Ed. 2020

Prefácio da Coleção

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Os bens imóveis constituem o lastro de qualquer economia desenvolvida em um país democrático. A propriedade imobiliária representa 75% do patrimônio de uma Nação, conforme o Banco Mundial. Para o Brasil, ela significa montante superior a 13 trilhões de reais, conforme dados do Banco Central.

Assim como ocorre nos países mais desenvolvidos, a organização, a aquisição, a transmissão e a utilização desse ativo, em todos os seus aspectos jurídico-econômicos e sociais, são tuteladas pelo direito positivo. O eixo orientador reside no princípio da publicidade registral, confiada ao registrador imobiliário.

Ao longo dos últimos 170 anos de sua história, o Brasil arquitetou um adequado sistema de Registro de Imóveis, hoje reconhecido por sua segurança e eficiência em todo o planeta. Suas bases teórico-conceituais, doutrinárias e jurisprudenciais, objeto de longa e minuciosa elaboração, mostram-se consistentes e sólidas, hábeis a suplantar muitos outros sistemas.

Sua origem se vincula ao crédito hipotecário que financiou o desenvolvimento da agricultura do século XIX. Em seguida, o nosso Registro evoluiu para dar publicidade às transmissões imobiliárias e em 1916 se tornou, com raízes no direito alemão, um verdadeiro registro atributivo de direitos. Sua...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
4 de Dezembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1197158789/prefacio-da-colecao-registro-de-imoveis-e-parcelamento-do-solo-vol-iv-ed-2020