No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.
- 3 acessos grátis às seções de obras.
- Busca por conteúdo dentro das obras.
Regularização Fundiária Urbana e Seus Mecanismos de Titulação de Ocupantes - Vol. V - Ed. 2020
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Estima-se que nada menos do que 50% dos imóveis da Nação estejam em situação irregular 1 . Para se entender o panorama dessa irregularidade imobiliária no Brasil é necessário percorrer a evolução da legislação em termos urbanísticos e registrais.
A compreensão do referido histórico é importante exatamente porque a origem dos imóveis irregulares guarda estreita relação com o sistemático e contínuo descumprimento das normas urbanísticas e registrais ao longo do tempo.
Primeiro veio o sistema das sesmarias, que marcou o Brasil Colonial (1530-1822), com o acesso de terras submetido a concessões da Coroa, para incentivar a produção agrícola no novo território.
De acordo com José Afonso da Silva 2 , no período colonial, começaram a surgir os primeiros regramentos urbanísticos sob a forma de posturas reguladas pelas Câmaras Municipais. Pode-se citar regulações de São Paulo do século XVI e de Vila Rica (Ouro Preto) do século XVIII, que determinavam a necessidade de licença para a construção de casas e ranchos.
A Constituição do Império nada dispôs sobre o assunto, mas a Lei Regulamentar de 1.10.1828 atribuiu a competência às Câmaras de Vereadores para dispor sobre meios de promover a tranquilidade, a segurança, a limpeza, a saúde e a comodidade dos edifícios, das ruas e dos locais públicos das povoações.
Porém, foram as leis de desapropriação 3 que delinearam as primeiras …
No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.