Banking 4.0 - Ed. 2020

1. Open Banking, Pix e Sandbox In Concert: Os Três Tenores do Sistema Financeiro do Futuro

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Autor:

Eduardo Bruzzi

Introdução

A inovação tecnológica, historicamente, sempre foi um vetor de substanciais modificações no mercado financeiro. Entretanto, nos últimos anos, foi possível testemunhar um movimento inovador de especial intensidade e perfil. Com a disseminação do uso de smartphones e popularização de soluções digitais por meio de aplicativos, bem como com os avanços na velocidade e no alcance das telecomunicações e transmissões à distância, as inovações ganharam escala em velocidade nunca antes vista. Ademais, os ciclos de inovação estão cada vez mais curtos, exigindo respostas cada vez mais rápidas. É dentro desse cenário que surgem novos desafios regulatórios.

Apesar do fenômeno Fintech ser mundial, cada país possui suas próprias peculiaridades. 1 Por conta disso, a onda inovadora no mercado financeiro traz não apenas novos riscos e desafios, mas, também, novas oportunidades.

O Brasil é um país que ainda possui grande parcela de sua população alijada dos serviços bancários ou sem acesso a crédito. Recentemente, com o advento da crise sanitária, o Estado brasileiro descobriu um grande contingente de invisíveis, no bojo do programa de auxílio financeiro emergencial, pessoas que, em grande parte, se utilizam apenas de dinheiro em espécie. Além disso, vislumbra-se espaço para aumento de competitividade e eficiência, especialmente nos pujantes setores bancário e de pagamentos.

A partir de inovações tecnológicas disruptivas, é possível afirmar que, no lado governamental, surgiram, também, inovações regulatórias disruptivas, com o objetivo de aprimorar e desenvolver o mercado financeiro, aumentando eficiência, reduzindo custos, incentivando inovação e promovendo competição.

Dentre tais soluções regulatórias, destacam-se o Open Banking, os Pagamentos Instantâneos e o Sandbox Regulatório.

Não é por acaso que as referidas normas regulatórias estejam sendo implementadas quase que de forma concertada e concomitante pelo Banco Central do Brasil, uma vez que, inegavelmente, tomadas em conjunto, irão transformar o mercado financeiro brasileiro. 2

1. Open Banking

Até pouco tempo atrás, o cidadão brasileiro que possuísse relacionamento bancário há mais de 20 (vinte) anos com a mesma instituição financeira, caso...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
29 de Novembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1198085286/1-open-banking-pix-e-sandbox-in-concert-os-tres-tenores-do-sistema-financeiro-do-futuro-banking-40-ed-2020