Banking 4.0 - Ed. 2020

9. Novo Player: Subcredenciadores

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Autores:

Ana Thereza Carvalho

Victor Guilhamat

O Brasil tem passado por um movimento consistente de evolução do mercado de meios de pagamento durante os últimos anos. Com o aumento significativo de compras com cartões de crédito/débito de aproximadamente 500% em dez anos, o volume financeiro de transações atingiu uma média de R$ 1,5 trilhão por ano 1 , graças aos investimentos em segurança da informação e softwares de captura e processamento que permitem o correto funcionamento dos instrumentos de pagamento.

Com o advento da Lei nº 12.865/2013, mais precisamente em seu artigo , o Banco Central do Brasil (“Bacen”) recebeu a competência de regular e fiscalizar o mercado em conjunto com as diretrizes fixadas pelo Conselho Monetário Nacional, inclusive no que se referiu à disciplina do Sistema de Pagamentos Brasileiro (“SPB”), e pode ser considerada o marco na legislação sobre meios de pagamentos, essencial para a inclusão financeira que vivenciamos desde então.

O Bacen, ao editar as Circulares nºs 3.885, 3.886 e 3.887, em 26 de março de 2018, trouxe algumas mudanças significativas no que se refere ao “ecossistema” de um arranjo...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
29 de Novembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1198085297/9-novo-player-subcredenciadores-banking-40-ed-2020