O Advogado do Amanhã - Ed. 2019

O Advogado do Amanhã - Ed. 2019

O Papel do Advogado In-House

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Giovani dos Santos Ravagnani

Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Direito Processual Civil pela Universidade de São Paulo. Pós-graduando em Gestão de Negócios pela ESAQ – Universidade de São Paulo. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Gerente Jurídico em 99.

1. Alto desempenho com integridade

Grandes corporações têm o desafio de combinar alto desempenho, com integridade. Entrega de números e de resultados audazes, mas de forma sustentável. Grandes corporações devem atingir suas metas ousadas, sem colocar em risco o futuro da Companhia. As áreas de negócio de uma Companhia, seja qual for o seu segmento, deverão estabelecer a sua estratégia de crescimento, de expansão e de crescimento, de modo a possibilitar bom retorno financeiro, evitando, ao mesmo tempo, a geração de grandes passivos.

As empresas mais lucrativas do mundo impõem uma pressão gigantesca em cima de seus diretores, de seus executivos e de seus funcionários, para que esses atinjam seus resultados, sejam metas de faturamento, fluxo de caixa, metas de corte de gastos, retorno de investimentos, índices de vendas etc. Como diz Bem Heineman Jr., em High Performance with High Integrity (Memo to the CEO), contando parte de sua história profissional vivida na GE, a solução para ser ousado na condução dos negócios sem destruir a credibilidade da Companhia é fundir alto desempenho com altos níveis de integridade.

O Advogado Corporativo que terá espaço no futuro será o profissional que souber fiscalizar as atividades da Companhia, de modo a garantir que a missão de atingir seus resultados econômico-financeiros sem que seja colocada em cheque a reputação ou o patrimônio da Companhia. O Advogado Corporativo do futuro ainda deverá ser permissivo, não frear ou obstaculizar projetos de forma, possibilitando que os objetivos do negócio sejam concretizados.

O movimento do Advogado Corporativo deve ser de aproximação com as áreas de negócio da Companhia. No ano de 2014, Donny Ching, Diretor Jurídico da Shell, escreveu um artigo que destaca a importância do Departamento Jurídico Corporativo, como um parceiro de negócios, que tem o direito e o dever de sentar a mesa para as discussões e deliberações chave da Companhia 1 .

Complementando o entendimento da posição estratégica do Advogado Corporativo em uma Companhia, Eric Schmidt, ex-presidente do Google disse ao Financial Times 2 que os Departamento Jurídico interno é essencial para viabilizar a inovação no negócio. Eric ainda reconhece que tais advogados se tornaram muito …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
9 de Agosto de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1198088449/o-papel-do-advogado-in-house-o-advogado-do-amanha-ed-2019