Estudos em Homenagem à Professora Thereza Alvim - Ed. 2020

Prefácio

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Mais uma vez, nos sentamos lado a lado, marido e filhos da homenageada, para redigir um prefácio à obra coletiva organizada, desta vez por Arruda Alvim, Eduardo Arruda Alvim, Teresa Arruda Alvim, Marcos da Costa, Arlete Inês Aureli, Luiz Fernando de Almeida Guilherme, Ígor Martins da Cunha e Vinícius Bellato. Esta circunstância torna este prefácio especial, porque foi escrito por personagens que, em rigor, são coautores também da vida da homenageada.

Thereza Cetina Diniz de Arruda Alvim –ou, apenas, Thereza Alvim, pois foi esse o nome escolhido para sua vida profissional – parece ter sido “escolhida” pelo Direito, não apenas para a profissão, no caso de advogada e professora, mas também para a vida, porque tudo o que fez e faz, além da advocacia e do magistério, esteve ligado ao Direito.

Seu pai, Professor Armando Souza Diniz, era um homem muito especial, trafegava com familiaridade e profundidade em áreas muito diferentes do conhecimento: Química, Heráldica, História, Medicina e Direito. Falava correntemente várias línguas, inclusive alemão e japonês. Suas traduções dos Códigos Civis da Alemanha, França, Suíça e Itália, e, do Código Tributário Alemão, são sempre referência. Thereza herdou a curiosidade intelectual do pai.

Sua mãe, Cláudia Virgínia Rocco Diniz, era absolutamente adorável, e ambos, pai e mãe, viviam em torno de Thereza, filha única.

Ainda muito jovem, casou-se com um dos …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
22 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1199100038/prefacio-estudos-em-homenagem-a-professora-thereza-alvim-ed-2020