Constituição Tributária Comentada - Ed. 2020

Art. 152 - Seção II

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Art. 152. É vedado aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios estabelecer diferença tributária entre bens e serviços, de qualquer natureza, em razão de sua procedência ou destino.

1. Proibição de tratamento tributário diferenciado entre bens e serviços em razão da procedência ou destino. Dentro da mesma ratio insculpida no art. 151 da CF, que prestigia a uniformidade geográfica na tributação, a isonomia tributária e a higidez da federação, o art. 152, veda aos Estados, ao DF e aos Municípios tributar de modo diferente os bens e serviços, em virtude da procedência ou destino. Busca-se prestigiar a livre circulação de bens e serviços e a liberdade de concorrência no território nacional, sem que haja discrepâncias tributárias …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1199150193/art-152-secao-ii-constituicao-tributaria-comentada-ed-2020