Impactos Jurídicos e Econômicos da Covid-19 - Ed. 2020

4. Repercussões Socioeconômicas da Covid-19 - Parte 1 - Repercussões do Covid-19 Sobre a Economia e os Negócios

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Autor:

ROBERTO TEIXEIRA DA COSTA

Economista, primeiro presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Presidente da Câmara de Arbitragem do Mercado (CAM) e membro honorário do conselho do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) e do Conselho Empresarial da América Latina (CEAL).

Nos momentos de quarentena, tenho me isolado numa Fazenda no interior de São Paulo e refletido sobre o que nos espera em consequência da COVID-19.

Fazer previsões nunca foi um exercício fácil e, particularmente, atualmente se torna bem mais difícil, tendo em vista o ineditismo da crise gerada pelo novo Coronavírus. As crises financeiras do passado nada têm a ver com o que estamos vivendo, e não creio que sirvam de referência.

A crise mais próxima foi a II Guerra Mundial, muito embora com características bem distintas.

Como sou de 1934, ainda vivi alguns episódios daquele conflito no Rio de Janeiro, onde morava. Tenho uma vaga lembrança do meu pai com o ouvido grudado no rádio e sintonizado na BBC para acompanhar o desenrolar da guerra e os avanços dos aliados. Morávamos na Av. Epitácio Pessoa, e lembro-me do blackout, com o temor de que os alemães nos atingissem e também os cuidados que deveriam ser tomados se o pior acontecesse. Vivemos nessa época um racionamento de alimentos e combustível para automóveis (gasogênio).

Lembro-me de que na Praça N. Sra. Da Paz, que ficava a alguns quarteirões de onde morávamos, havia postos para recolhimento de doações de toda natureza para colaborar no esforço de guerra. Também, com meus pais, fui à cidade para receber os nossos pracinhas de volta de sua bem-sucedida participação na Itália e sua atuação em Monte Castelo.

No entanto, estamos aqui para falar do futuro. Creio que foi John Kenneth Galbraith que registrou que os economistas fazem previsões, não porque sabem, mas porque são perguntados. No Brasil, todos os economistas têm, regra geral, se equivocado bastante.

Quando virarmos a página da pandemia, o que nos espera pela frente? Temos opiniões divididas: os pessimistas acreditam que nada irá mudar e que tudo voltará ao que era antes, e que os comportamentos sociais, culturais, econômicos e …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
18 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1199169550/4-repercussoes-socioeconomicas-da-covid-19-parte-1-repercussoes-do-covid-19-sobre-a-economia-e-os-negocios-impactos-juridicos-e-economicos-da-covid-19-ed-2020