Elementos de Direito Cooperativo - Ed. 2019

Elementos de Direito Cooperativo - Ed. 2019

Introdução

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

De acordo com as pesquisas mais atuais, o cooperativismo formal, segundo o modelo rochdaleano, foi adotado no Brasil pela primeira vez há um século. Avançou muito, com o reconhecimento social de suas inúmeras vantagens e de sua força agregadora e não centralizadora. Sem ser exploratório, oferece oportunidade a um número muito maior de pessoas do que uma sociedade que vise o lucro. Entretanto, como essa união de pessoas foi vista com grande desconfiança pelos detentores do poder durante o regime ditatorial (1964 a 1985), o cooperativismo viveu uma fase de quase estagnação, fruto inclusive de uma legislação problemática.

Quando o constituinte da Carta da Redemocratização (1988) escreveu várias vezes a palavra cooperativa, essa realidade social e econômica de milhões de brasileiros penetrou indelevelmente no universo jurídico. Se em um primeiro momento tais normas não foram bem compreendidas, levantando meramente comentários …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
15 de Agosto de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1201076057/introducao-elementos-de-direito-cooperativo-ed-2019