Regulação de Meios de Pagamento - Ed. 2020

Apresentação

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

No Brasil, o começo da utilização de cartões de crédito aponta para início da década de 1960 1 . Apesar dessa história ter iniciado há mais de meio século, pode-se dizer que seu capítulo mais relevante vem sendo vivenciado a partir dos anos 2000. Com a introdução de dispositivos eletrônicos que melhoraram significativamente a experiência do usuário, bem como conferiram mais segurança às transações, o mercado de meios de pagamento iniciou uma expansão que preserva até os dias de hoje um ritmo de dois dígitos ao ano.

Em 2007, o mercado detinha mais de 300 milhões de cartões em circulação (considerando a modalidades de débito e crédito), movimentando aproximadamente R$264.7 bilhões 2 . Pouco mais de uma década depois, 2018, os números saltaram para mais de 513 milhões 3 de cartões emitidos no ano e um volume financeiro transacionado de R$1,55 trilhão (um trilhão quinhentos e cinquenta e cinco bilhões) – valor este que representa 22,8% do PIB do país 4 .

Esses números expressivos refletem o que pode ser percebido na rotina de milhares de cidades espalhadas...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
4 de Dezembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1207538646/apresentacao-regulacao-de-meios-de-pagamento-ed-2020