Tratado de Direito Empresarial – Vol. 6 - Ed. 2018

Agradecimento

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Este trabalho foi fruto de uma longa trajetória em minha vida. Foram muitas as pessoas que me influenciaram e me ajudaram neste percurso. Se for começar dos primórdios, a história principia quando minha mãe, Maria Dagmar, filha de alemães, casou-se com meu pai, Emerson, um piauiense que, logo após, foi como oficial da reserva do exército para a guerra na Itália. Nasci exatamente no dia em que voltou. A alegria foi imensa. Fez minha mãe esquecer as agruras que passou no período morando com a família de meu pai que tentava domar sua rebeldia alemã, que, diga-se de passagem, nunca perdeu.

Depois meus pais tiveram mais nove filhos, Christina, Teresa, Julia, Beth, Virginia, Martha, Rosa, Ana e Emerson aos quais tenho que agradecer a experiência de viver e sobreviver numa família tão numerosa. Minha avó alemã nunca entendeu essa moda nordestina de ter tantos filhos. Mas foi no meio desta gostosa confusão que vivi, não antes de ter sido interna, aos seis anos de idade, no colégio Sacré-Coeur de Jesus, onde aprendi, além de comer banana descascada obrigatoriamente com garfo e faca, muitos ensinamentos éticos e sociais que impregnaram minha vida. Tudo seguido de muita reza e procissões que felizmente nos dias de congé vinham acompanhadas de refeições especiais.

Depois de seis anos lá, meus pais foram aconselhados a me retirar do colégio interno, pois estava muito rebelde. De fato, tinha questionado uma ordem da madre superiora, a meu ver injusta, e por isso fui acusada de desacato à autoridade. Quando perguntei o significado desta palavra, a ofensa converteu-se de leve em gravíssima. Não preciso dizer que fiquei, o que pareceu para mim uma infinidade, uns dias de castigo na enfermaria do colégio. Onde nada fazia salvo ouvir o Padre Schubert tocando os clássicos no piano e receber as visitas furtivas de minha tia freira, irmã de meu pai, a querida madre Carvalho, diretora da escola apensa ao Sacré-Coeur, uma verdadeira bolsa-família da época, responsável pela educação e formação de inúmeras crianças carentes do Alto da Boa Vista.

E aí voltei para casa e pude partilhar com meus irmãos a bagunça mais gostosa do mundo. Quando uma briga, que, para quem não conhecia, parecia significar o fim do mundo, era capaz de acabar no fim do dia e às vezes poucos minutos depois.

Herdei de minha mãe a teimosia, que também pode ser...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
29 de Janeiro de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1207558040/agradecimento-tratado-de-direito-empresarial-vol-6-ed-2018