Agências Reguladoras de Transportes: (Antt e Antaq) E Dnit - Lei Nº 10.233 de 5 de Junho de 2001 - Ed. 2021

Introdução

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

A história dos transportes confunde-se com a história da evolução do homem 1 . Inicialmente, o homem utilizava a própria força física para se locomover; depois, surgiu o trenó, normalmente puxado por força animal ou mesmo humana, que precede aos veículos com rodas. A invenção da roda 2 permitiu um grande desenvolvimento do transporte, viabilizando deslocamentos para distâncias maiores, mediante carroças movidas por força humana ou animal. Roma construiu o maior complexo rodoviário da antiguidade, com mais de 85 mil quilômetros de extensão 3 . No século XVIII, foi descoberta a utilidade do vapor como força motriz, o que significou um dos maiores avanços na capacidade humana de deslocamento, com a criação da locomotiva 4 .

Nas grandes cidades, o transporte é um fator de grande …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
23 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1212768806/introducao-agencias-reguladoras-de-transportes-antt-e-antaq-e-dnit-lei-n-10233-de-5-de-junho-de-2001-ed-2021