Jurisdição Constitucional e Decisão Jurídica - Ed. 2014

2. A globalização, o paradoxo da minimização do estado em países periféricos, a(s) crise(s) do estado (e do direito) e as perspectivas constitucionais em face dessa(s) crise(s)

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

2

A globalização, o paradoxo da minimização do Estado em países periféricos, a(s) crise(s) do Estado (e do Direito) e as perspectivas constitucionais em face dessa(s) crise(s)

2.1 O legado da modernidade – A busca da justiça social perdida: notas introdutórias para a discussão da(s) crise(s)

No momento em que o mundo é varrido por uma onda desregulamentadora,1 é inexorável que a questão da relação Estado – Direito – Sociedade seja (re)discutida, assim como as condições de possibilidades da realização da democracia e dos direitos fundamentais em países (recentemente) saídos de regimes autoritários, carentes, ainda, de uma segunda transição (Guillermo O’Donnell). O (dominante) discurso (neo)liberal – atravessado/impulsionado pelo fenômeno da democracia delegativa...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
2 de Dezembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1212797331/2-a-globalizacao-o-paradoxo-da-minimizacao-do-estado-em-paises-perifericos-a-s-crise-s-do-estado-e-do-direito-e-as-perspectivas-constitucionais-em-face-dessa-s-crise-s