No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.
- 3 acessos grátis às seções de obras.
- Busca por conteúdo dentro das obras.
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Introdução
Desde a infância, Jean Jacques Rousseau era entusiasta dos heróis de Plutarco, por influência do pai. Ele próprio diz que se sentia ora grego ora romano.
Nasceu em Genébra, na Suíça, em 28 de junho de 1712, de pais huguenotes, cujos antepassados eram originários da França, desde 1550. Por essa razão, Rousseau considerava-se filósofo francês. Órfão de mãe, desde muito cedo, foi educado pelo pai e por uma tia, Susana Goncerut. Em 1722, o pai mudou-se para Nyon, deixando o filho com um primo, em Bossey.
Seu espírito irrequieto e aventureiro faz com que, ainda jovem, parta para a Saboia, que, na época, pertencia ao reino da Sardenha. Lá, sob a influência de Louise Eleonore Delatour Depil, converte-se ao catolicismo, indo a Turim, onde abjura, de vez, o calvinismo.
Mais tarde, de volta a Genébra, aprende o ofício de escrivão e de gravador. Sua vida de aventuras, porém, continua: procura iniciar-se na vida eclesiástica, mas o amor pela música afasta-o deste intento. Em 1736, recebe uma modesta herança da mãe, e muda-se para Paris.
Lá, aos 31 anos, é nomeado …
No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.