Do Contrato Social: Princípios de Direito Político

Do Contrato Social: Princípios de Direito Político

Capítulo VIII. DO POVO - Livro II

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Capítulo VIII

Do povo49

Assim como antes de erguer um grande edifício o arquiteto observa e sonda o solo, para ver se pode sustentar-lhe o peso, assim também o sábio instituidor não começa a redigir boas leis em si mesmas, mas examina antes se o povo ao qual se destinam está apto a recebê-las. É por isso que Platão recusou dar leis aos Arcadianos e Cirineus,50 sabendo que esses dois povo eram ricos e não podiam sofrer a igualdade: é por isso que se viram em Creta51 boas leis e maus homens, porque Minos52 não tinha disciplinado senão um povo carregado de vícios.

Mil nações brilharam na terra, que não puderam jamais suportar boas leis, e mesmo as que não o puderam nunca tiveram duração por um tempo muito curto para isso. Os povos, assim …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1212797869/capitulo-viii-do-povo-livro-ii-do-contrato-social-principios-de-direito-politico