Do Contrato Social: Princípios de Direito Político

Do Contrato Social: Princípios de Direito Político

Capítulo II. DOS SUFRÁGIOS - Livro IV

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Capítulo II

Dos sufrágios

Percebe-se pelo capítulo anterior que a maneira pela qual se trata dos negócios gerais pode fornecer um índice assaz certo do estado atual dos costumes e da saúde do corpo político. Quanto mais acordo reina nas assembleias, significa que mais as opiniões se aproximam da unanimidade e mais dominante também é a vontade geral; mas os longos debates, as discordâncias, o tumulto, anunciam a ascendência dos interesses particulares e o declínio do Estado.

Isso parece menos evidente quando duas ou várias ordens entram em sua constituição, como em Roma os patrícios e os plebeus, cujas querelas tumultuaram muitas vezes os comícios,111 mesmo nos mais belos tempos da República; mas essa exceção é mais aparente que real, …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1212797895/capitulo-ii-dos-sufragios-livro-iv-do-contrato-social-principios-de-direito-politico