Pronto para Partir? Reflexões Jurídico-Filosóficas Sobre a Morte - Ed. 2014

Apresentação

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Apresentação

A única certeza que todas as pessoas, sem exceção e sem hesitar, podem igualmente nutrir é a de que um dia morrerão.

Mal se nasce e já começa a contagem regressiva para a morte. Embora essa realidade seja permanente e indiscutível, existe uma barreira a vedar maior reflexão sobre ela. Ignora-se a morte. Procura-se omiti-la. Escondê-la. Como se não fora a mais democrática entre as vicissitudes que possam acometer a existência humana.

É porque a morte é um escândalo! “A morte escandaliza porque escapa à planificação, que se converteu em valor social fundamental... Além disso, a morte é percebida como um evidente fracasso da ciência. É a constatação dolorosa e contínua da derrota de um progresso científico tão admirado e promovido”. 1

Entretanto, pensar sobre a própria morte é salutar. Pode sensibilizar os egos mais inflados, que se comportam como se fossem eternos. Estimula o cultivo da humildade, a partir do reconhecimento da finitude.

Por mais que...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
8 de Dezembro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1212797944/apresentacao-pronto-para-partir-reflexoes-juridico-filosoficas-sobre-a-morte-ed-2014