Pronto para Partir? Reflexões Jurídico-Filosóficas Sobre a Morte

Pronto para Partir? Reflexões Jurídico-Filosóficas Sobre a Morte

Enquanto a morte não vem

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

5

ENQUANTO A MORTE NÃO VEM

Há tanto a ser feito para melhorar o mundo. Não é preciso encarar o período final da existência, presumivelmente a ser fruído por idosos, como aquela etapa melancólica referida por Ortega y Gasset. Para o filósofo madrilenho, o paradoxo da modernidade é o empenho de cada qual na luta pela sobrevivência, ocupados todos os dias, minutos e horas com o trabalho, substituído pelo fantasma da ociosidade.

Não se alcançou o período ameno do ócio acenado pelos pensadores mais recentes, com a civilização chamada a gozar dos benefícios do superávit em bens e serviços. A tecnologia de fato alcançou índices inimagináveis. Mas nem todos podem se servir dela. A desigualdade é persistente. Ainda agora, em plena segunda década do século XXI, início do terceiro milênio, apura-se que o Brasil é campeão no ranking das desigualdades sociais.

Mas não é isso que esvazia os últimos anos de existência das pessoas. Vivencia-se hoje uma cultura do trabalho permanente. Os aposentados precisam de uma atividade para preencher seu tempo. Quase sempre, os proventos da aposentadoria são insuficientes a fazer face às despesas acrescidas de quem enfrenta mais vicissitudes, é mais vulnerável e sujeito a achaques próprios à faixa etária.

Mesmo aqueles que se encontram em boa posição econômica, podem e devem se dedicar a outras causas, se tiverem condições de saúde. O mundo inteiro reclama participação das pessoas úteis para cuidar do meio ambiente, dos menores, dos desvalidos, dos enfermos, de todos os portadores de necessidades especiais.

O trabalho é terapêutico. A laborterapia é reconhecida como estratégia utilizada para tratamento de anomalias mentais e para a recuperação de encarcerados. Não é de se descartar a utilidade do trabalho do idoso. Tanto que …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
10 de Agosto de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1212797951/enquanto-a-morte-nao-vem-pronto-para-partir-reflexoes-juridico-filosoficas-sobre-a-morte