Discricionariedade Administrativa e Judicial: O Ato Administrativo e a Decisão Judicial

3.2 A tradição jurídica - 3. Discricionariedade judicial

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

3.2 A tradição jurídica

Neste item, passamos a explicar o que é uma tradição jurídica para podermos abordar as principais características do common law em oposição ao civil law, a fim de compreender como se realiza a argumentação e a decisão no sistema de precedentes, e no paradigma em que a primazia da lei.

Os sistemas (tradições) jurídicos podem ser classificados de diversos modos,68 o livro limitar-se-á a apenas dois deles, examinando, assim, as similitudes e as diferenças entre civil law e common law.

Apenas para ilustrar a diversidade de sistemas jurídicos, Patrick Glenn chega a apresentar uma classificação bastante sofisticada sobre as diversas tradições jurídicas, dividindo-as em sete categorias principais: chantonical legal tradition, talmudic legal tradition; civil law tradition; islamic legal tradition, common law tradition, hindu legal tradition e asian legal tradition. 1

Optamos em utilizar o termo “tradição” em vez de “sistema” em virtude do

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
20 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1233941359/32-a-tradicao-juridica-3-discricionariedade-judicial-discricionariedade-administrativa-e-judicial-o-ato-administrativo-e-a-decisao-judicial