Curso de Processo Civil Completo - Ed. 2019

Fase Ordinatória: Providências Preliminares e Saneamento - Parte III - Processo de Conhecimento - Procedimento Comum

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

5.1. Introdução

A fase ordinatória do procedimento comum foi concebida com a finalidade de pôr em ordem o processo1. A etimologia da palavra ordinatória vem do genitivo latino2 ordinis que significa ordem.

A fase ordinatória é composta por técnicas de agilização do procedimento, evitando, na medida do possível, que a integralidade do procedimento comum – inevitavelmente complexo, demorado e dispendioso – seja aplicada à generalidade dos casos que ingressam no sistema jurisdicional.

A tramitação completa do procedimento comum somente se justifica quando for constatada uma premente utilidade e necessidade, isto é, quando não há elementos para que o...

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
18 de Outubro de 2021
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1250394785/fase-ordinatoria-providencias-preliminares-e-saneamento-parte-iii-processo-de-conhecimento-procedimento-comum-curso-de-processo-civil-completo-ed-2019