Visual Law - Ed. 2021

3. Como Aplicar o Visual Law nos Departamentos Jurídicos

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

3

O curso de Direito é um dos mais tradicionais do país. Até hoje, é possível encontrar Introdução ao Latim na grade curricular de universidades e não localizar disciplinas como Análise Econômica do Direito, Estatística e Gestão de Projetos. Consequentemente, os profissionais são, em regra, conservadores, o que torna a carreira jurídica como um todo pouco inovadora, extremamente formal e distante de outras áreas do conhecimento. Essa falta de integração impacta diretamente na postura do advogado no seu ambiente de trabalho.

Acesse a grade curricular de Direito da Universidade de São Paulo

O departamento jurídico de empresas, muitas vezes, é visto como problema, aquele que vai rejeitar ou questionar certo negócio ou operação e, ainda, que responde sem a assertividade necessária. Ou seja, a opinião jurídica contribui pouco para o resultado do negócio.

Em muitos casos, a manifestação é apenas formal, tendo em vista que a resposta é abstrata, genérica e sem análise efetiva e aprofundada do caso concreto. E, quando há uma análise mais detalhada e pormenorizada, os seus leitores não compreendem a linguagem, sendo um documento muito mais voltado para os próprios advogados ou eventual litígio do que para os demandantes do serviço.

Advogados corporativos lidam com clientes internos (demais departamentos da empresa), clientes externos, aqueles que utilizam o serviço ou produto elaborado pela empresa, juízes, desembargadores e, ainda, entes públicos diversos. Todas essas pessoas são usuárias dos serviços jurídicos.

É comum o advogado utilizar uma linguagem escrita e verbal rebuscada e com termos técnicos – o conhecido “juridiquês” –, não permitindo que o usuário entenda verdadeiramente a sua situação.

Nesse sentido, o Visual Law tem por objetivo precípuo melhorar a comunicação jurídica a partir de elementos visuais. Para tanto, deve-se entender o Le…

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1250394981/3-como-aplicar-o-visual-law-nos-departamentos-juridicos-visual-law-ed-2021