Visual Law - Ed. 2021

6. Uma Releitura dos Contratos de Plano de Saúde com as Técnicas do Visual Law

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

6

Introdução

As teorias contratuais contemporâneas apontam para a disparidade da desigualdade que permeia as relações contratuais, de modo a configurar uma estrutura desequilibrada entre contratantes e contratados.

Um aspecto relevante capaz de atenuar tal desigualdade se refere ao desenvolvimento de uma comunicação efetiva e a geração de mecanismos de informação eficiente.

Nesse sentido, a elaboração contratual que considere as premissas da comunicação efetiva e informação eficiente contribuirá para a geração de um contrato elucidativo para o consumidor, de modo a torná-lo mais apto para a tomada de decisões, além de contribuir para o sucesso do fornecedor do produto ou serviço. Em contraposição, um contrato elaborado com cláusulas conflituosas poderá gerar o litígio entre as partes e o descumprimento dele.

No que tange aos contratos de planos de saúde, a sua elaboração se faz pautada por uma significativa assimetria de informações entre o consumidor e o fornecedor. Nota-se que os elementos linguísticos utilizados na redação contratual no setor da saúde são extremamente técnicos e específicos de áreas como o Direito, a Medicina e a Economia. Notadamente, a utilização dessas expressões dificulta de forma significativa a compreensão de quem os lê, sendo um obstáculo para o real entendimento e cumprimento de suas cláusulas contratuais.

Nesse sentido, observa-se a necessidade de que as informações sejam transmitidas aos consumidores de forma cada vez mais empática e compreensível pelos prestadores de serviços.

Atualmente, tem sido utilizada em petições, contratos e documentos jurídicos as técnicas de Visual Law como forma de remodelar a informação jurídica, tornando-a mais acessível ao usuário, posto que tal prática consiste na utilização de recursos com pilares na comunicação visual que possam unir o Direito, a tecnologia e o design no intuito de fazer com que a prática jurídica se torne mais moderna, visual e centrada na experiência do consumidor.

Diante de tais análises, a assimetria nas relações contratuais imposta pelo uso de uma linguagem técnica e rebuscada presente nos contratos de planos de saúde poderia ser atenuada pela utilização de técnicas de comunicação visual, como o Visual Law?

Partindo dessa indagação, o presente artigo objetiva tecer uma releitura dos …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1250394984/6-uma-releitura-dos-contratos-de-plano-de-saude-com-as-tecnicas-do-visual-law-visual-law-ed-2021