Visual Law - Ed. 2021

9. O Impacto dos Recursos Visuais no Âmbito Jurídico

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

9

Introdução

A lei é amplamente considerada um fenômeno textual, em que a escrita é o meio predominante em todos os âmbitos quando se trata de legislação. Em verdade, existe um certo viés contrário ao uso de elementos visuais pelos operadores do Direito. Esse pré-conceito pode ser refutado por diversas razões: I) historicamente falando, desde a época do medievo, advogados vêm fazendo uso de técnicas visuais para representar e repassar conhecimento legal; II) em alguns casos, a própria lei demanda ou regula o uso de espécies de expressões visuais; III) por último, a tendência para a visualização no ramo jurídico não significa que todos os aspectos legais serão traduzidos em imagens ou gráficos, tampouco que haverá uma supremacia de imagens em relação ao texto corrido. 1 O costume, a inércia e a falta de contato/conhecimento tecnológico percebido em muitos juristas também são fatores a serem levados em consideração.

Arrisca-se dizer que há uma certa inevitabilidade em relação à utilização – e à consequente expansão do uso – de ferramentas visuais, uma vez que, em última análise, é algo que se apresenta como uma evolução natural da forma com a qual o ser humano veio a se comunicar.

O fato é que a classe jurídica tem muito a aprender com designers, restando claro que Visual Law pretende se dirigir à necessidade do usuário. A fim de lograr máxima eficácia, o processo de raciocínio para a produção de documentos e conteúdos deve passar pelas etapas de: 1) pensar quem é o usuário; 2) o que quer ou precisa saber esse usuário; 3) qual o objetivo do usuário; 4) em qual contexto o usuário está inserido e 5) como fazer os documentos mais claros, atraentes e acessíveis para o usuário em questão. 2

Através da ilustração de casos, intenta-se transmutar situações da vida humana em opções legais e descobrir-se maneiras de converter textos aprioristicamente complicados em apresentações limpas, gráficas e de fácil entendimento.

Legal Design é a aplicação de métodos e mentalidades de que se dispõe o design para auxiliar problemas e processos legais. Envolve pesquisa e empatia com os problemas específicos dos …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1250394989/9-o-impacto-dos-recursos-visuais-no-ambito-juridico-visual-law-ed-2021