Compliance no Direito Digital - Vol.3 - Ed. 2021

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10. Gestão de Crises Digitais, Incidentes de Segurança, Comprometimento de Dados Pessoais e Dados Financeiros

10. Gestão de Crises Digitais, Incidentes de Segurança, Comprometimento de Dados Pessoais e Dados Financeiros

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Autor:

HENRIQUE ROCHA

Advogado. Mestrando em direito pela Universidade Nove de Julho. Especialista em Processo Civil, Direito Digital e Compliance. Certificado pela WIPO/INPI em Propriedade Intelectual. Certificado por Harvard/ITSRio em direitos autorais. Certificado pela EXIN em Privacy and Data Protection e em Information Security. Coautor do livro Advocacia Digital (RT). Coautor da obra coletiva Direito Digital 3.0 (RT). Membro da Comissão de Direito Digital e Privacidade da OAB/SP, Subseção Barueri. Professor nos cursos de Gestão da Inovação na FIA e Direito Digital e Compliance no Damásio Educacional.

Introdução

Mesmo os países pobres ou em desenvolvimento já estão se integrando cada vez mais ao ambiente digital, seja por uma definição propositiva e salutar de política de estado, seja em razão de necessária adequação de empresas destes locais para acompanhamento da concorrência de mercado.

Juntamente com o ambiente digital, o progresso, as facilidades e as melhorias trazidas pelo uso massivo da internet e suas soluções anexas, vêm a reboque enormes riscos envolvendo o ambiente digital, boa parte deles representados por incidentes digitais.

Ainda que diante de expressivos e recorrentes investimentos financeiros para mitigação de riscos digitais, a economia global perde anualmente colossal quantia de recursos financeiros em decorrência de ataques virtuais, demonstrando a relevância do tema enfrentado neste artigo.

Conceituar incidentes digitais, explanar sobre alguns dos principais tipos de ataques virtuais, apresentar as organizações que emergem neste cenário complexo, indicando ainda boas práticas para criação de um CSIRT – Computer Security Incidente Response Team, e estruturação adequada de um plano de resposta a incidente são os principais objetivos deste esforço acadêmico.

Sem a pretensão de esgotar o tema, aborda-se também considerações sobre as implicações decorrentes de exposições de dados financeiros e dados pessoais, indicando-se caminhos para a atuação adequada e efetiva após a ocorrência de um incidente dessas espécies.

Finalmente, compartilha-se, ao final do texto, um relato do cenário que um agente atuante no enfrentamento de crises digitais encontrará, descrevendo-se ainda características entendidas como indispensáveis para o sucesso nessa frente de atuação.

Considerações sobre os incidentes digitais e gerenciamento de crise

Os incidentes digitais representam grande causa de perda de valores para empresas e organizações ao redor do mundo, justificando a atenção e a relevância de se enfrentar um tema dessa natureza. A título de exemplo, apenas no Brasil, o ano de 2019 1 foi o segundo com o maior número de reportes de incidentes digitais na história.

Um estudo da IBM demonstra que o custo de um comprometimento de dados ensejou, em média, no ano de 2019, o valor de USD 3.92 milhões para as companhias atacadas 2 . Rankings de maiores exposições de dados ocorridas são apresentados por páginas especializadas 3 , realçando o impacto e relevância do tema.

Não por isso inúmeras são as associações, as agências e as organizações que estudam, propõem melhores práticas e orientam empresas e governos sobre a melhor forma de resposta aos incidentes digitais ocorridos ao redor do planeta.

Neste sentido, …

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jusbrasil.com.br
4 de Julho de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1250395777/10-gestao-de-crises-digitais-incidentes-de-seguranca-comprometimento-de-dados-pessoais-e-dados-financeiros-compliance-no-direito-digital-vol3-ed-2021