Jurimetria- Ed. 2019

Posfácio

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

A Teoria da Probabilidade, que fortemente depende de conhecimentos matemáticos profundos, possui uma estrutura lógica definida, utilizando-se de axiomas e teoremas que nos permite esclarecer os diferentes julgamentos que envolvem incertezas e uma vocação para tratar racionalmente uma gama enorme de aplicações. A Estatística, por sua vez, depende fortemente da probabilidade para construir modelos competentes de previsão, estimação e testes de hipóteses. Os fundamentos lógicos da estatística são, na verdade, construídos dentro dos formalismos da probabilidade, a teoria do acaso considerada por muitos como a ciência do aleatório.

O primeiro congresso internacional de estatística, realizado em 1853 na Bélgica, que teve como objeto de estudo a padronização de comparações internacionais, aparentemente não apresentou fortes anseios probabilísticos. Quando os trabalhos de R. A. Fisher (1890-1962), um astrônomo, apresentou os pioneiros conceitos de aleatoriedade e verossimilhança, em publicações da segunda década do século passado, um novo campo de pesquisa abriu-se. Surgiu assim a Ciência que visa maximizar a informação com o …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
24 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1250396006/posfacio-jurimetria-ed-2019