Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia - Ed. 2019

Governança Estratégica para Escritórios de Advocacia - Ed. 2019

1. Evolução e Mutação do Mercado e das Pessoas

Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but the one most responsive to change.

Charles Darwin, 1809

Pequeno histórico dos últimos 30 anos

Comecei minha carreira no mercado jurídico de maneira totalmente não planejada! No final da década de 1980, com uma bagagem de dez anos como gerente de obras (sou engenheiro civil de formação) e tendo participado ativamente da implantação da área de “microinformática” do Plano Diretor de Informativa recém-implantado na Gomes de Almeida Fernandes (atual Gafisa), comecei a me interessar por gestão e fui estudar o assunto fazendo uma especialização na FGV. Desligado da empresa (que me deu excelente formação e ótimos amigos), eu me encontrei desempregado e numa dúvida cruel sobre o futuro de minha carreira: voltar a ser engenheiro de obras ou abraçar o noive desafio da gestão e da informática (naquela época era assim que era chamada a TI)?

Naquele momento (1987) uma coincidência me fez trombar com um recém-alçado à posição de sócio no Demarest e Almeida (também nome da época) que me introduziu nesse meio. Incialmente como prestador de serviço, até chegar à posição de gestor (com status de sócio). Em 2002, com o mesmo sócio, resolvemos criar nosso próprio escritório e, assim, fundamos o KLA, sempre na mesma posição de gestor (com status de sócio), permanecendo até final de 2015.

Minha inquietação por novidades e a contínua busca por desafios fizeram com que eu largasse a posição confortável de sócio para abrir meu negócio de consultoria e possibilitasse a realização de alguns sonhos, inclusive o de escrever este livro.

O que quero compartilhar com você não é a história profissional da minha vida, e sim a vivência que experimentei nesses últimos anos no mercado jurídico e transferir um pouco do conhecimento absorvido e ajudá-los a vencer todos os desafios a que esse negócio está sujeito.

A recessão chegou! E agora?

Antes de começar a discutir a crise, recessão ou o mercado, cabe uma reflexão sobre o histórico recente dos escritórios de advocacia corporativos e seu modelo de organização e gestão.

Há quase 30 anos faço gestão de escritórios de advocacia e me dedico a estudos da área e posso afirmar, com certeza, que o modus operandi dos chamados escritórios corporativos full service é o mesmo desde então. Esses escritórios foram criados no Brasil à imagem e semelhança do modelo americano dos lá chamados big law, que têm um forma de comportamento praticamente padrão, ou seja, mantinham e atualizavam anualmente suas tabelas de taxas horárias por tipo de advogado (basicamente tempo de formado); faziam suas propostas baseadas em estimativas de horas e repassavam aos clientes todas as despesas incorridas para execução do trabalhos e pouco se preocupavam com produtividade, eficiência ou eficácia... até 2008, quando a crise chegou por lá!

O próximo gráfico, retirado do livro Growth is dead: now what?, escrito por Bruce MacEwen, da Adam Smith, Esq. (New York, 2013), mostra a evolução de faturamento e recebimento no mercado americano de escritórios de advocacia.

Fonte: Adam Smith, Esq.®

Uma outra visão da evolução do mercado de consumidores de serviços jurídicos (novamente nos EUA) é o gráfico a seguir, retirado do relatório 2019 Report on the State of the LegaL Market editado pela Thomson Reuters e Georgetown Law.

Fonte: Thomson Reuters

Minha experiência mostra que nesse mercado tínhamos no passado recente um gap de cerca de cinco a dez anos em relação ao que acontecia nos EUA e que acabava acontecendo aqui no Brasil. Mas esse gap está diminuindo rapidamente e hoje, como resultado do engajamento do Brasil no processo de globalização, da intranet e de todas as mudanças comportamentais da sociedade (veremos isso mais para a …

Uma experiência inovadora de pesquisa jurídica em doutrina, a um clique e em um só lugar.

No Jusbrasil Doutrina você acessa o acervo da Revista dos Tribunais e busca rapidamente o conteúdo que precisa, dentro de cada obra.

  • 3 acessos grátis às seções de obras.
  • Busca por conteúdo dentro das obras.
Ilustração de computador e livro
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2022
Disponível em: https://thomsonreuters.jusbrasil.com.br/doutrina/secao/1250396696/1-evolucao-e-mutacao-do-mercado-e-das-pessoas-governanca-estrategica-para-escritorios-de-advocacia-ed-2019